sexta-feira, 29 de outubro de 2010
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
Plano de aula
Posted in |
10:13 | by Educação especial
Plano de aula
Tema:Formas Geométricas
Objetivo: Desenvolver relações entre formas e tamanhos, raciocino logico e criatividade.
Publico alvo: alunos 3° ano
Duração: 2 semanas
Desenvolvimento: A criança irá clicar sobre as formas geométricas e arratá-las com o mouse até o lugar correto no desenho.
Avaliação: a avaliação será feita mediante a memorização do nome da cada forma geométricas.
Software: Aprenda brincando
Plano de aula
Posted in |
10:12 | by Educação especial
PLANO DE AULA
TEMA: VOGAIS
OBJETIVO: AUXILIAR NA MEMORIZAÇÃO DAS VOGAIS.
PUBLICO ALVO: ALUNOS 1º ANO
DURAÇÃO: 30 MINUTOS
DESENVOLVIMENTO: O SOFTWARE SERÁ APRESENTADO AOS ALUNOS E ELES TERÃO QUE IDENTIFICAR QUAIS AS VOGAIS E A RESPECTIVA ORDEM EM QUE APARECEM NOS NOMES DAS FRUTAS. O SOFTWARE CONTRIBUI NA ALFABETIZAÇÃO E NA ORTOGRAFIA.
AVALIAÇÃO: A AVALIAÇÃO SERÁ FEITA MEDIANTE O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES DOS ALUNOS.
SOFTWARE: WKIDS
Plano de aula
Posted in |
10:11 | by Educação especial
PLANO DE AULA
TEMA: Fábulas- O leão e o ratinho
OBJETIVO: DESENVOLVER ATRAVÉS DAS FÁBULAS MOMENTOS DE DESCONTRAÇÃO E CRIATIVIDADE E TRABALHAR A ORALIDADE DOS ALUNOS.
PUBLICO ALVO: ALUNOS 3º ANO
DURAÇÃO: 1 SEMANA
DESENVOLVIMENTO:
NO PRIMEIRO MOMENTO SERÁ FEITA A LEITURA DE UMA FÁBULA – O LEÃO E O RATO, LOGO APÓS SERÁ FEITA A INTERPRETAÇÃO E ENTENDIMENTO ORAL DA FÁBULA.
AVALIAÇÃO: A AVALIAÇÃO SERÁ FEITA COM O REGISTRO ADAPTADO DA FÁBULA.
A Construção de Uma Escola Inclusiva
Posted in |
10:10 | by Educação especial
“A escola que pretende ser inclusiva deve se planejar para gradativamente implementar as adequações necessárias, para garantir o acesso de alunos com necessidades educacionais especiais à aprendizagem e ao conhecimento."
“Quando a família dispõe de meios efetivos de participação ativa e regular na vida da escola, gradativamente constrói a consciência de que a escola é um bem público que também é seu”
“A inclusão está fundada na dimensão humana e sociocultural que procura enfatizar formas de interação positivas, possibilidades, apoio às dificuldades e acolhimento das necessidades dessas pessoas, tendo como ponto de partida a escuta dos alunos, pais e comunidade escolar”.
“É importante que o professor e toda a comunidade escolar (diretor, funcionários, alunos) se lembrem de que todo aluno pode, a seu modo e respeitando seu tempo, beneficiar-se de programas educacionais, desde que tenha oportunidades adequadas para desenvolver sua potencialidade”.
segunda-feira, 4 de outubro de 2010
Dificuldade de aprendizagem
Posted in |
11:18 | by Educação especial
É importante que todos os envolvidos no processo educativo estejam atentos a essas dificuldades, observando se são momentâneas ou se persistem há algum tempo.
A dificuldade mais conhecida e que vem tendo grande repercussão na atualidade é a dislexia, porém, é necessário estarmos atentos a outros sérios problemas: disgrafia, discalculia, dislalia, disortografia e o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade).
- Disgrafia: normalmente vem associada à dislexia, porque se o aluno faz trocas e inversões de letras conseqüentemente encontra dificuldade na escrita. Além disso, está associada a letras mal traçadas e ilegíveis, letras muito próximas e desorganização ao produzir um texto.
- Discalculia: é a dificuldade para cálculos e números, de um modo geral os portadores não identificam os sinais das quatro operações e não sabem usá-los, não entendem enunciados de problemas, não conseguem quantificar ou fazer comparações, não entendem seqüências lógicas e outros. Esse problema é um dos mais sérios, porém ainda pouco conhecido.
- Dislalia: é a dificuldade na emissão da fala, apresenta pronúncia inadequada das palavras, com trocas de fonemas e sons errados, tornando-as confusas. Manifesta-se mais em pessoas com problemas no palato, flacidez na língua ou lábio leporino.
- Disortografia: é a dificuldade na linguagem escrita e também pode aparecer como conseqüência da dislexia. Suas principais características são: troca de grafemas, desmotivação para escrever, aglutinação ou separação indevida das palavras, falta de percepção e compreensão dos sinais de pontuação e acentuação.
- TDAH: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é um problema de ordem neurológica, que trás consigo sinais evidentes de inquietude, desatenção, falta de concentração e impulsividade. Hoje em dia é muito comum vermos crianças e adolescentes sendo rotulados como DDA (Distúrbio de Déficit de Atenção), porque apresentam alguma agitação, nervosismo e inquietação, fatores que podem advir de causas emocionais. É importante que esse diagnóstico seja feito por um médico e outros profissionais capacitados.
Fonte: Brasil escola
Assinar:
Postagens (Atom)